PARINTINS (AM) – O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), assinou licitação para a aquisição de 1,2 mil unidades de próteses dentárias, conhecidas popularmente como dentaduras. O custo é de R$ 300 mil ao cofre municipal e gerou questionamentos quando a decisão foi publicada, no dia 25 de novembro, no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas.
O costume de compra de dentaduras chegou a ser comum em décadas anteriores, em outros governos, mas a compra atual para Parintins não foi explicada e nem especificada sobre o uso do material em benefícios para o município.
Pelo documento de homologação referente ao Pregão Presencial Nº 068/2021 e Ata de Registro de Preços N° 060/2021, a empresa vencedora foi a O. de F. Matos – ME, CNPJ:11.604.772/0001-59, responsável pela “confecção de próteses dentárias”.
A licitação prevê a aquisição de 1.212 “PRÓTESES DENTÁRIAS – TIPO TOTAL INFERIOR/OU SUPERIOR – CONFECÇÃO DE PRÓTESE TOTAL, SUPERIOR E/OU INFERIOR” ao custo total de R$ 303 mil reais.
No contrato, com validade de um ano, consta que a O. de F. Matos – ME deve atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, no entanto, não há detalhes sobre os tipos de próteses dentárias, materiais a serem utilizados e nem critérios para distribuição dos produtos adquiridos.