O TSE está de olho no prefeito de Tapurah, no Mato Grosso, Carlos Alberto Capeletti (PSD). E mandou ele tirar do ar uma promessa: sortear um carro para o povo, se a cidade bater recorde de votação em Bolsonaro para presidente.
O vídeo foi publicado na rede social dele. A fica a 400 km da capital, Cuiabá. No primeiro turno Bolsonaro recebeu 4.751 votos, 73,05% do total.
“Então, eu quero propor aqui ao eleitor de Tapurah, para sermos o município que mais terá o índice percentual a Bolsonaro. Farei uma rifa de uma picape Strada, 0 km, se nós atingirmos o primeiro lugar no estado em percentual em prol do Bolsonaro, certo?”, disse em trecho do vídeo.
Para o TSE, isso é “prática ilegal de propaganda eleitoral” e “inequívoco oferecimento de vantagem a eleitores”. Carlos Alberto Capeletti diz que pode fazer isso, pois não é candidato.
“O intuito era colocar Tapurah como município que mais teve votos em prol de Bolsonaro e que menos teve abstenção. Então, resolvi fazer o sorteio da caminhonete. Na minha concepção, o ticket de votação do segundo turno é porque tem o nome do eleitor e seria sorteado esse ticket. Quem votou no Lula, quem votou branco ou nulo vai participar também. Não tem como eu saber em quem ele votou”, disse.