MANAUS – A Prefeitura de Manaus iniciou as obras para contenção da erosão na comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, zona norte da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, na manhã desta segunda-feira, 13/3. “Recebemos chamadas aqui do Monte das Oliveiras e já estamos com a empresa que vai fazer a obra. Neste local a água veio arrastando o barro, e enquanto estivermos aqui vamos continuar trabalhando para minimizar esses efeitos”, disse o prefeito.
De acordo com David Almeida, nos últimos dois anos, a Prefeitura de Manaus solucionou os problemas de grandes erosões em 17 localidades. As áreas foram recuperadas com serviços de drenagem e aterro, para evitar, assim, novas erosões e alagamentos, beneficiando centenas de famílias. O serviço está sendo estendido para outras áreas da capital amazonense.
RISCO
“Nós temos 62 áreas como esta que estamos aqui fazendo a intervenção, fomos no Jorge Teixeira, vamos entrar no João Paulo, no Santa Inês, já estamos no conjunto Francisca Mendes, só que as chuvas são muito intensas e isso acaba prejudicando o trabalho”, explicou.
Na comunidade Monte Cristo, além das obras, a Prefeitura de Manaus também está realizando uma força-tarefa para minimizar, de imediato, os impactos causados pelas chuvas do último final de semana a mais de 30 famílias residentes no local.
As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Assistência Social (Semasc), de Infraestrutura (Seminf), de Administração (Semad) e de Limpeza Urbana (Semulsp), prestaram apoio aos moradores e iniciaram a limpeza e desobstrução da via, de forma imediata.
No local, 16 ocorrências foram registradas devido a alagamentos. Doze residências apresentaram risco de desabamento e as famílias foram inseridas no Auxílio Aluguel. O secretário da Semasc, Eduardo Lucas, frisou que as famílias prejudicadas seguem recebendo a atenção social, que contempla itens eventuais de urgência, como kits higiênicos e colchões.
“Nós voltamos aqui com o prefeito, hoje, para visitar a área. Já inserimos aqui 36 famílias no Auxílio Aluguel. Hoje estamos entregando colchões, cestas básicas, daqui a pouco as nossas equipes estarão entregando esses benefícios eventuais de imediato para as famílias que foram prejudicadas”, informou o secretário.