TEFÉ (AM) – Com as altas temperaturas registradas na região e as águas chegando a 38ºC na última quinta-feira (6), mais 10 carcaças de botos vermelho e tucuxi foram encontrados no Lago de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).
De acordo com informações do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, as carcaças foram encaminhadas para a necropsia. Vários peixes mortos estavam próximo de uma mancha identificada como uma floração de algas e há a suspeita delas estarem liberando algum tipo de toxina.
A área está sendo atendida por veterinários do Instituto Brasil de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ajudar no atendimento aos botos. Um Comando de Incidentes (CI) foi instalado em Tefé, com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio do Instituto Mamirauá e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPA/AM).
As ações estão concentradas no monitoramento dos animais vivos e no recolhimento e necrópsia das carcaças, além de coleta de amostras para análise das possíveis causas do incidente e outras variáveis ambientais.
A mobilização, iniciada no final de semana, ocorreu após a morte de mais de 100 mamíferos aquáticos, como os botos vermelho e o tucuxi, que viviam no local.
Saiba mais:
Vídeo: Após botos, dezenas de pirarucus são encontrados mortos no Amazonas
Tragédia ambiental no Amazonas: mais carcaças de botos mortos surgem no Lago Tefé