Segundo dados do painel de acompanhamento criado pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), presídios brasileiros têm 74 casos suspeitos de contágio do vírus covid-19. Ate o momento, o órgão subordinado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública não classificou casos confirmados.
Os casos suspeitos estão concentrados em três estados: Minas Gerais (34), Rio Grande do Sul (26) e São Paulo (14), estado com o maior sistema prisional do país, com cerca de 324 mil presos. Há alguns estados da lista que não repassaram informações à sabe nacional de dados.
O UOL, desde a semana passada, vem revelando ocorrências de mortes nas prisões com possível contágio por coronavírus. Casos sem sinais de violência são classificados como morte natural e não passam por autópsia devido à pandemia.
No o Rio de Janeiro, um preso de 22 anos morreu numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Complexo de Gericinó, e em São Paulo, dois detentos da penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos (SP), morreram após terem dificuldades para respirar, o que é um dos sintomas da coronavírus. O Ministério Público investiga o caso.
Foto: Gatsi/iStock