BRASIL – Autoridades de segurança pública do Brasil estão em alerta, após uma mensagem do CV mandar os integrantes do grupo não atacar mais os rivais do PCC.
De acordo com o site Metrópoles, a trégua seria para que os dois lados pressionassem o Sistema Penitenciário Federal (SPF) para afrouxar o cerco contra os bandidos que estão presos.
A desculpa oficial é que os presos precisam ter os direitos humanos respeitados dentro da cadeia. Além disso, a disputa territorial segue intensa em várias regiões do Brasil, com células do PCC e do CV brigando pelo domínio do tráfico em pelo menos nove estados, incluindo Acre, Amapá, Alagoas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins.
No comunicado, que seria uma estratégia dos advogados dos grupos, a ordem é manter a paz entre as facções que vivem se matando.
Leia:
“COMUNICADO CV-RL-AM 11/02/2025 *PRIMEIRAMENTE (CV-RL-AM) SAUDAMOS A TODOS OS IRMÃOS (A) COM UM FORTE E RESPEITOSO ABRAÇO. VIEMOS ATRAVÉS DESTE INFORMAR A TODOS NOSSOS IRMÃOS (A) E COMPANHEIROS QUE A PARTIR DE HOJE 11/02/2025 ESTÁ SENDO PROÍBIDO ATAQUES CONTRA O PCC, DEVIDO NOSSOS IRMÃOS DA VOZ FINAL ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO SOBRE UMA POSSÍVEL TRÉGUA DE PAZ EM TODOS OS ESTADOS, ENTÃO NO AM PEDIMOS QUE TODOS OS IRMÃOS PEGUEM CIÊNCIA E NÃO VENHA AGIR CONTRA O PCC ATÉ A SEGUNDA ORDEM, EM BREVE IREMOS TRAZER MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A NEGOCIAÇÃO” Em resposta, o PCC de São Paulo divulgou um comunicado no dia seguinte, 12 de fevereiro de 2025, confirmando a trégua: “COMUNICADO GERAL PCC/SP VINHEMOS AQUI ATRAVÉS DESSE COMUNICADO DEIXAR BEM CLARO, QUE A PARTIR DE HOJE 12/02/2025 A NOSSA ORGANIZAÇÃO ESTÁ EM ACORDO COM O COMANDO VERMELHO. QUERO DEIXAR CIENTE QUE NENHUM IRMÃO (A) FAÇA COISA DA CABEÇA CONTRA O COMANDO VERMELHO. ESTÁ PROIBIDO QUALQUER TIPO DE MORTE EM TODOS OS ESTADOS QUE SE ENCONTRAM NOSSA ORGANIZAÇÃO DO 1533… A PAZ ESTÁ DE ACORDO. ATÉ ORDENS VINDO CIMA”
O Comando Vermelho, originado no Rio de Janeiro em 1979, e o PCC, fundado em São Paulo em 1993. Em Manaus as duas facções se matam nas ruas, e hoje, o CV afirma que mantém o controle da cidade.
Em Manaus, teve até queima de fogos esta semana.
