PARAÍBA | Profissionais da saúde deram uma lição de empatia e profissionalismo para vacinar um rapaz com fobia de agulha nesta segunda, 19, na Paraíba.
No vídeo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, o homem alto e forte chega cheio de medo ao posto de vacinação, literalmente com cara de choro. Ele foi até lá amparado pela mãe e pela família, que já avisou aos atendentes sobre a fobia dele.#
E a forma como o homem foi atendido e tratado chega a emocionar, de tanto amor, paciência, e carinho.
O ATENDIMENTO
Primeiro, a profissional da saúde coloca o rapaz numa cadeira e fala: “Me abraça, não se preocupe”. Enquanto isso, ela faz carinho na cabeça dele.
“O senhor não vai nem ver. Se preocupe, não, viu?”, continua ela, sem parar de passar a mão na cabeça dele, diversas vezes.
Na hora, outras duas atendentes se aproximam e o homem estende a mão a uma delas, que pega na mão dele para dar mais segurança.
“Cadê mainha?”, pergunta o homem, ainda aflito. A mãe dele, dona Vania, estava sentada numa cadeira ao lado e segurou no outro braço do filho.
Quatro pessoas para ajudar
Já eram três pessoas juntas para dar confiança a ele, nos segundos que antecederam a aplicação da vacina. Nisso, chega um quarto profissional da saúde e diz: “amigão, relaxa!”.
Rapidamente, ele sobe a manga da camiseta do homem e consegue aplicar a dose da vacina. Nem deu tempo direito de o rapaz dizer “ai, ai, ai” … e ele já estava vacinado.
“Já foi! Pronto! Vacinado”, diz o profissional da saúde.
SAIU APLAUDIDO
Todos começaram a aplaudir o homem e ele ficou mais alguns segundos sentado, com a cabeça baixa, encostada no peito da atendente, segurando no braço dela, até se acalmar.
E a cena linda de carinho não parou.
A profissional de saúde continuou fazendo carinho na cabeça dele até o homem se tranquilizar totalmente.
“Para algumas pessoas é traumático receber uma furada, mesmo que seja para uma vacina. Hoje uma de nossas equipes demonstrou toda a compreensão do mundo e afeto para vacinar um rapaz. Esse processo de aplicação de vacina nos ensina bastante!”, escreveu a secretaria no Instagram.