Manaus – Não sabe o que fazer com o óleo que sobrou de uma fritura? Não jogue fora! Tem uma turma lá da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que, hoje (31) e amanhã (1º), estará com dois pontos de coleta de óleo, material que será usado para ensinar alunos do ensino fundamental a fabricar sabão utilizado para lavar louças.
De acordo com uma das coordenadoras da coleta, a professora Karime Bentes, do Departamento de Química, a ação faz parte projeto de extensão “Ecoleta II” que trabalha com temas destinados à educação ambiental. Além da produção do sabão, os universitários investem ainda na sensibilização dos proprietários dos Restaurantes Universitários e de concessões que atuam no campus, incentivando o descarte e a destinação adequada desses resíduos, que são associações comunitárias ou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Prefeitura Municipal, onde é possível entregar o material armazenado em garrafas PET.
A equipe que desenvolve o projeto planeja expandir as atividades, tanto no sentido de aumentar a quantidade de óleo coletada, através da sensibilização da comunidade acadêmica, quanto no sentido de levar para alunos do ensino fundamental, nas séries iniciais, os conhecimentos sobre a educação ambiental, o descarte e a destinação correta para esses resíduos.
A coleta do óleo acontece das 8 às 19h nos dois pontos. O primeiro ficará localizado no Centro de Convivência da Faculdade de Ciências Agrárias e, o segundo, no Centro de Convivência do Setor Norte da Universidade Federal do Amazonas.
[impulsosocial] [impulsosocial_popup]