BRASÍLIA| A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse que o PT quer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência em 2022.
Em entrevista para o UOL, ela afirmou que o partido deseja que Lula concorra as eleições, mas que defende que o ex-presidente precisar querer. “Tem que perguntar para ele [Lula] também se ele quer ser, mas o que nós [partido] defendemos é que Lula tenha seus direitos políticos resgatados, e aí ele define se ele quer ou não concorrer nas eleições. Nós gostaríamos muito, porque acho que ele merece esse julgamento das urnas”, disse Gleisi
Nesse momento, Lula esta enquadrado na Lei da Ficha Limpa por conta das condenações no âmbito da Operação Lava Jato, e não poderar concorrer a cargos políticos.
Sobre a fala de Hoffmann, o ex-presidente descartou a possibilidade de concorrer a presidência outra vez. “Fico olhando minha vida já fui longe demais, espero que quando chegar 2022 o PT tenha candidato. Eu, sinceramente, vou estar com 77 anos quando chegar outubro de 2022. Se eu tiver juízo, tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral. Quero ajudar a eleger alguém que tenha compromisso com o povo trabalhando”, disse Lula à época.
Foto: Roberto Stuckert/Instituto Lula