PAUINI (AM) – Quatro homens da mesma família, identificados como Antônio José Coutinho da Silva, 40, conhecido como “Boco”; Francisco Cardoso dos Santos, 26, conhecido como “Dena”; Raimundo Cardoso dos Santos, 47, conhecido como “Pocho”; e Roberto da Silva Pereira, 26, foram presos nesta sexta-feira (24). Eles são apontados como os autores do assassinato de Edney Souza de Oliveira, que tinha 34 anos. O crime foi praticado no dia 25 de dezembro de 2024, no município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas.
De acordo com policiais civis da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o crime teria sido motivado por uma discussão entre os autores e a vítima, ocorrida na noite de Natal em uma comunidade rural Prainha, no rio Teuini, afluente do Rio Purus, Zona Rural de Pauini.
Segundo os policiais civis, após a discussão, os indivíduos perseguiram Edney até a margem do rio e, no local, os suspeitos, munidos de uma espingarda calibre 20, efetuaram cinco disparos contra a vítima, cada um contribuindo com um tiro.
De acordo com os policiais civis, as investigações contaram com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Coordenação de Saúde Indígena, uma vez que a vítima era companheira de uma indígena.
Após diligências, os envolvidos foram identificados e interrogados. Diante da gravidade do crime e da repercussão na comunidade, a Polícia Civil solicitou à Justiça os mandados de prisão preventiva dos suspeitos.
Os indivíduos foram presos na mesma comunidade onde o crime foi praticado. Eles responderão por homicídio qualificado e estão à disposição da Justiça.