MANAUS (AM) – Eleito o mais jovem vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aos 19 anos, com 7.573 votos, o vereador Amom Mandel (Cidadania) é o personagem da série Raio-X da Política desta semana, realizado pelos sites Estado do Amazonas e Expresso AM.
Usando a idade e sob a bandeira da renovação da política, ele tenta uma vaga na Câmara Federal deste ano. No entanto, a renovação não é seguida a risca, já que o jovem parlamentar se aliou a Amazonino Mendes, o mais veterano dos políticos do Amazonas que, aos 82 anos, tenta se eleger governador novamente.
A contradição já o deixou em saia justa, como a ocorrida em abril deste ano, no Centro de Manaus, quando Amom reclamou publicamente que os veteranos não fizeram pelo Amazonas o que poderiam ter feito.
Amazonino, que horas antes havia feito uma foto com ele, ficou constrangido. Nesta terça-feira (30), o apoiador tomou café da manhã com ele e o clique foi postado nas redes sociais do veterano.
Em seus discursos nas redes sociais, Amom critica o combate ao desperdício de verba pública, mas poupa o aliado. Pela idade e dificuldade em andar por muito tempo, Amazonino não está indo às ruas, fazendo o vice, Humberto Michilles, fazer passeatas. Amom, inclusive, esteve numa delas essa semana.
Enquanto pede votos para os eleitores, Amom também deixa de lado um compromisso assumido justamente com eles, em 2018, quando foi eleito: o de completar o mandato.
A justificativa é de que tudo que prometeu, cumpriu: “A maioria das minhas propostas e compromissos foram cumpridos. Só por isso decidi ser candidato a deputado federal”, justifica o parlamentar.
Enquanto tenta ganhar a confiança novamente do povo, ele também tenta ganhar a visibilidade nas redes sociais e nas ruas, já que na TV, por conta do partido escolhido, ele só teve tempo de pedir para que “bebam água”.