MANAUS (AM) – O Raio-X da Política desta semana, feito pelos portais Estado do Amazonas e Expresso AM apresenta o senador Eduardo Braga, o terceiro colocado nas intenções de voto para o governo do Amazonas. Com a imagem abalada, a fama de pior ministro e de grosso, nada indica que ele consiga fazer a pré-candidatura decolar – pelo menos até agora, tendo cerca de 10% apenas das intenções de voto.
O Amazonas ficou marcado com o aumento polêmico da conta de energia. Na época, Eduardo Braga era o ministro de Minas e Energia do governo Dilma Rousseff. Também foi nessa época que as dívidas com a Anatel iniciaram, fazendo com que o consumidor pague por essa conta até hoje.
“Só” por conta disso, o nome de Braga sempre é associado às contas de energia e esse é um dos motivos para que seu nome passe longe para ser o novo governador, apesar dele jurar que não foi o responsável pela crise energética.
Foram aumentos seguidos nos últimos dez anos, um total de 82% dos quais, 66%, nas costas de Braga. Em outubro de 2015 veio o maior deles. Sob a batuta de Braga, reajuste de 39% para a Amazonas Energia. No fim da contas, o TCU concluiu que o Ministério de Minas e Energia foi omisso, deixando o consumidor na mão.
A fama de arrogante, grosso e estúpido também faz muito eleitor “torcer” o nariz. Para amenizar essa imagem, o político chegou a fazer um vídeo em sua rede social para mostrar uma versão mais “leve” do senador.
É que não faz muito tempo que ele tratou mal uma pessoa, inclusive uma mulher. Braga garante que é calmo, apenas “firme” nos seus propósitos.
O problema é quando, em 2011, ele virou manchete nacional durante uma discussão com Flávia Arruda, ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, durante uma ligação telefônica. Ela foi humilhada.
“Gritos não me amedrontam. O episódio, infelizmente, demonstra que o machismo atrasado ainda resiste às mulheres que assumem posições relevantes na política brasileira. Vou continuar a interlocução com o Congresso com diálogo, serenidade e, sobretudo, com transparência”, declarou Flávia, na ocasião.
Após a repercussão negativa, Braga pediu desculpas e disse que tem personalidade forte.
Ainda em 2021, durante transmissão ao vivo, Braga foi grosso com uma funcionária. As imagens viralizaram e o senador, mais uma vez, teve de pedir desculpas.
E o Lula?
Sem popularidade e tentando mostrar que é simpático, do “povo”, Braga conseguiu tirar uma foto com o ex-presidente Lula esta semana.
Apesar de ser do partido de Simone Tebet, o senador abraça o pré-candidato do PT em busca de votos para governador. Mas Braga enfrenta um problema local. O MDB dele está fraco no Amazonas. E o PT não o quer.
“E eu quero dizer ‘pro’ Eduardo Braga: macaco que pula de galho em galho, um dia cai, um dia cai, o galho quebra! Ele foi o traidor da nossa nação. Votou contra a Dilma. Deu um pé na bunda da Dilma. Traiu os trabalhadores, traiu o Amazonas. E se hoje a Amazonas Energia ‘tá’ colocando os medidores, o culpado foi a vossa excelência. Se manca, senador!”, disse o vereador Sassá, após saber da intenção de Braga.
Tá complicado!