MANAUS – AM | Nesta sexta-feira (15), o senador Eduardo Braga (MDB) anunciou, através do Twitter, que enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro pedindo que ele decrete e execute a intervenção federal no Amazonas, que enfrenta um cenário caótico no combate à covid-19, com hospitais e postos de saúde superlotados e sem cilindros de oxigênio para atendimento na capital.
No entanto, Braga, que já foi governador do estado por oito anos seguidos, deve ter esquecido que o próprio Bolsonaro e seu ministro da Saúde são apontados, em todo o país, como principais responsáveis pela crise. A falta de oxigênio, por exemplo, é responsabilidade do governo federal e deve apoiar o estado com o transporte do produto.
Braga foi criticado no Instagram pelo jornalista Ronaldo Tiradentes, que disparou: “Pede intervenção, mas está em São Paulo protegido com a família”.
Conforme o parlamentar, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, precisa fazer intervenção federal urgente e montar uma “operação de guerra” no estado.
Vale lembrar que Braga, enquanto ministro de Minas e Energia, não pensou no povo e provocou um ajuste de até 66% nas tarifas de luz. Esse aumento, que ocorreu em menos de um ano de sua gestão, atingiu cerca de 900 mil consumidores em todo o Amazonas e chegou a ser aprovado pela Aneel. Na época, Braga juntamente com o diretor da Aneel foram notificados a esclarecer o aumento abusivo das contas de luz.
.