NATAL – RN | O arcebispo de Natal, Dom Jaime, viu seu nome se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, depois de se recusar a dar uma entrevista ao repórter Ricardo Sérgio. O caso ocorreu durante uma cerimônia em Espírito Santo, no Rio Grande do Norte, nessa segunda-feira (1º) e o vídeo viralizou na internet.
No vídeo, o jovem e o arcebispo estão lado a lado, em silêncio, na Igreja, esperando o início das câmeras. Quando o repórter começa a falar, entusiasmado, o clérigo se mostra assustado, mas Ricardo estava olhando para a câmera e não percebeu a reação. Ele inicia a entrevista desejando votos da Virgem da Piedade, já que uma novena para celebrar a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade.
Ricardo comenta sobre a festividade e se vira ao arcebispo, perguntando a sensação de participar da festa da Virgem da Piedade.
Dom Jaime, no entanto, começa a rir e diz: “Eu não estou gostando dessa entrevista não. Tô achando que estão me usando para me ridicularizar, é?”. O jovem, que continuou sorrindo o tempo todo, dessa vez respondeu educadamente: “Não!”. O arcebispo ainda hesita e Ricardo pergunta como ele gostaria que a entrevista fosse feita. Dom Jaime, no entanto, dispensa o repórter: “Deixa estar. Muito obrigado, muito bem, Deus abençoe”.
Ao notar o desconforto do religioso, o repórter propôs: “Ou o senhor quer fazer sozinho?”. O clérigo prontamente concorda, de forma enfática: “Só, só, sozinho. Sozinho”. E ainda completou: “A gente vive em um mundo muito complexo”.
Pelas redes sociais, o jovem negou guardar rancor do arcebispo e reforçou que não sentiu homofobia ou qualquer outro tipo de discriminação por parte de Dom Jaime.
O bispo, por sua vez, ligou para o jovem para se desculpar e ainda se pronunciou, ao vivo, sobre o caso. “Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira”. Ele ainda deixou um elogio ao repórter e à Pastoral da Comunicação: “Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham”.