ESTADOS UNIDOS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a capa da edição de 23 de maio da revista “Time”, dos Estados Unidos. O título da publicação diz: “O segundo ato de Lula”. No subtítulo, a revista escreveu: “O líder mais popular do brasil busca retornar à Presidência. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (4).
A “Time” lembra que Lula deixou o poder como o presidente mais popular da história recente do país. Cita também a reviravolta na trajetória política dele, condenado e preso após as investigações de corrupção da Operação Lava Jato. Em seguida, fala sobre sua soltura, mas sem citar nominalmente o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, que o julgou.
A revista diz que Lula vai disputar as eleições contra o presidente Jair Bolsonaro e cita que o ex-presidente lidera as pesquisas de preferência do eleitorado. A entrevista foi feita no final de março.
“Quando deixei a Presidência em 2010, efetivamente eu não pensava mais em ser candidato à Presidência da República. Entretanto, o que eu estou vendo, doze anos depois, é que tudo aquilo que foi política para beneficiar o povo pobre— todas as políticas de inclusão social, o que nós fizemos para melhorar a qualidade das universidades, das escolas técnicas, melhorar a qualidade do salário, melhorar a qualidade do emprego—, tudo isso foi destruído, desmontado”, diz Lula, em trecho da entrevista.
A Time trabalha com capas distintas para diferentes regiões do mundo. Para a semana que vem, estão previstas capas com Elon Musk, homem mais rico do mundo que deve comprar o Twitter (edição norte-americana); com o chanceler alemão Olaf Scholtz (europeia); e com Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia (edição do Pacífico).