MANAUS, AM – O Negro atingiu nesta segunda-feira a marca de 28,77 m e está muito perto de igualar a maior cheia da história, quando em 2012 atingiu 29,97 m. As medições começaram em 1902. Em 2012, nessa mesma data, a cota estava em 29,02 m. De acordo com o serviço de monitoramento, a água deve continuar subindo por pelo menos mais um mês.
Nos últimos sete dias o rio Negro vem subindo em médio 5,8 cm/dia, e se continuar nesse ritmo, deve ultrapassar a casa dos 30 metros.
De acordo com o levantamento realizado pela Prefeitura de Manaus, na região urbana os bairros atingidos pela cheia de 2021 devem ser: Tarumã; Mauazinho; São Jorge; Educandos; Raiz; Betânia; Presidente Vargas; Colônia Antônio Aleixo; Aparecida; Centro; Santo Antônio; Cachoeirinha; Glória; Compensa e Puraquequara.
Na região rural ribeirinha, a Defesa Civil vai monitorar as comunidades Nova Canaã do Aruau; São Francisco do Aruau; Lindo Amanhecer; São Sebastião do Cuieiras; São Francisco do Chita; Bela Vista do Jaraqui; Nova Jerusalém do Minpidiau; São Sebastião do Tarumã-Mirim; Agrovilla; Cueiras do Tarumã-Açu; Nova Esperança do Apuau; Santa Isabel do Apuau; Nova Aliança do Apuau; União e Progresso; São Francisco do Tabocal; São Raimundo e o assentamento Nazaré.