Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus Política

Roberto Cidade solicita implementação de medidas, de sua autoria, que buscam amenizar danos ao povo no inverno amazônico

Expressoam Por Expressoam
6 de janeiro de 2025
no Política
0
Entre as medidas defendidas pelo deputado presidente estão a criação de um Comitê Municipal Permanente de Crise. Foto: Rodrigo Brelaz

Entre as medidas defendidas pelo deputado presidente estão a criação de um Comitê Municipal Permanente de Crise. Foto: Rodrigo Brelaz

496
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O início do período de chuvas traz com ele inúmeras preocupações para a população. Diante disso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama atenção para as Leis de sua autoria e iniciativas de seu mandato que visam minimizar os danos aos moradores de áreas de risco.

“Estamos no período chuvoso e, infelizmente, as ocorrências começam a aparecer. Temos hoje em Manaus 1.281 pontos identificados como áreas de risco e 319 pontos de inundação catalogados. Esse levantamento abrange todas as zonas de Manaus. Mas mais do que saber a quantidade, é preciso saber o que está sendo feito para minimizar os danos à população. Temos Leis e iniciativas que, se colocadas em prática, vão beneficiar as pessoas e minimizar danos”, alertou Cidade.

Entre as medidas defendidas pelo deputado presidente estão a criação de um Comitê Municipal Permanente de Crise e a Lei nº 6.528/2023, que estabelece diretrizes gerais para elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas. A medida visa implementar iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico, diante dos efeitos dos períodos de chuvas, cheia e vazante dos rios amazônicos.

O deputado também encaminhou à Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), requerimento solicitando informações a respeito das medidas preventivas e reativas às grandes erosões e voçorocas que atingem a cidade de Manaus.

Comitê Municipal Permanente de Crise

Posts Relacionados

Esquema de ‘rachadinha’: Após quase dois meses pres0, vereador Rosinaldo Bual é solto pela Justiça do Amazonas

Audiência pública debate avanço das f@cçõ3s no Amazonas e cobra integração efetiva entre forças de segurança

Mais de 30 prefeitos do interior vêm a Manaus e procuram Omar para planejar 2026

Conforme a proposta apresentada pelo parlamentar, o Comitê Municipal Permanente de Crise terá como objetivo monitorar e atuar, de forma antecipada, diante das situações emergenciais que se apresentam em razão das cheias e vazantes históricas dos rios e igarapés.

“Hoje, o que existe no município é a organização de um comitê de crise provisório sempre que uma situação crítica se apresenta. No entanto, uma capital como Manaus precisa de um trabalho melhor coordenado e com equipes que trabalhem, conjuntamente, a longo prazo e de forma permanente. Daí a importância de termos um Comitê Municipal Permanente de Crise”, defendeu.

Apresentada mediante o Requerimento 3.898/2024, a indicação encaminhada ao prefeito municipal de Manaus destaca que os eventos extremos têm ocasionado impactos graves sobre a infraestrutura urbana, a economia local, a segurança e a saúde da população, demandando uma resposta coordenada e eficiente por parte das autoridades públicas.

O comitê deve envolver diversas secretarias e órgãos municipais, em articulação com instâncias estaduais e federais, incluindo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e demais entidades de pesquisa que possam oferecer dados e previsões essenciais para as tomadas de decisão.

Entre as responsabilidades do Comitê Municipal Permanente de Crise estariam o monitoramento contínuo dos níveis dos rios e igarapés; a articulação de ações emergenciais e preventivas; o planejamento e a execução de campanhas de conscientização pública sobre as ações de prevenção e resposta e o estabelecimento de uma comunicação direta e eficaz com as comunidades mais vulneráveis no estabelecimento de procedimentos de segurança.

Áreas de risco em Manaus – Nível 4 (Muito alto)

> Zona Leste
● Jorge Teixeira – 26
● Gilberto Mestrinho – 16
● Mauazinho – 15

> Zona Norte
● Cidade de Deus – 9
● Cidade Nova – 8
● Santa Etelvina – 3

> Zona Sul
● Centro – 4
● Educandos – 4
● Petrópolis – 1

> Zona Oeste
● Compensa – 3
● São Jorge – 3
● São Raimundo – 3

> Zona Centro-Oeste
● Alvorada – 2
● Bairro da Paz – 1

> Zona Centro-Sul
● Aleixo – 1
● Flores – 1

*Dados da Defesa Civil do Município

Tags: áreas de riscodanosinverno amazônicoLeimedidasroberto cidade

Mulher conhecida como ‘Formiga’ é encontrada m0rt4 embaixo de micro-ônibus no interior do Amazonas

16 de dezembro de 2025
Justiça proíbe esposa de Silas Câmara e falar sobre traição sob multa de até R$ 100 mil

Justiça proíbe esposa de Silas Câmara de falar sobre traição na internet sob multa de até R$ 100 mil

16 de dezembro de 2025
Vídeo: Homem é denunciado por agr3d1r ex-companheira mesmo com medida protetiva em Petrópolis

Vídeo: Homem é denunciado por agr3d1r ex-companheira mesmo com medida protetiva em Petrópolis

16 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago