Manaus – Em menos de 24 horas, os 20 detentos transferidos para o presídio de Itacoatiara (a 276 quilômetros da capital amazonense) voltaram a Manaus na manhã desta terça-feira (10), por determinação da juíza de Execuções Penais do município, Dinah Câmara. Segundo informações da Polícia Militar, os presos serão encaminhados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.
A transferência dos presos para a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) aconteceu após a rebelião, na madrugada de domingo (8), que deixou quatro mortos e um ferido na Cadeia Pública, atendendo pedido da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM). Conforme informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os detentos estavam ameaçados.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou que ‘o Juízo de Itacoatiara determinou o retorno dos 20 presos que haviam sido transferidos com o objetivo de assegurar a integridade física dos mesmos’.
Em nota, o TJAM diz que a Seap foi comunicada na noite de segunda-feira sobre a decisão, discutida com os órgãos da Segurança Pública e com o Juízo da Comarca da capital que havia inicialmente autorizado a transferência dos presos. “O Juízo daquela Comarca destacou que os presos transferidos continuavam ameçados de morte, desta vez pelos presos de Itacoatiara, conforme informado pelo diretor daquela unidade prisional do interior”, ressaltou o comunicado.
O Comitê Integrado de Crise do Sistema Penitenciário disse, em nota, que medidas estão sendo adotadas para a transferência e locação dos detentos em Manaus.
Confira a lista de presos que retornaram a Manaus:
1. Aclenilson da Silva Maximiniano
2. Marlon da Costa Queiroz
3. Renan Hatry da Cruz Silva
4. Ítalo Gutembergue Macedo Ferreira
5. Janilson Montonteiro da Frota
6. Thiago dos Santos Nascimento
7. Fabiano Pereira da Silva
8. Andersos Ike Marques Araújo
9. Cláudio Pinto de Araújo
10. Elfran Torres dos Santos
11. Franklin da Silva Conceição
12. José Felipe Barbosa Pinto
13. Raimundo Souza Matias
14. Eder Mota Miranda
15. Jenivaldo Henrique Andrade
16. Michel Bruno Rodrigues Oliveira
17. Samuel da Silva Mendes
18. Alindo Rabelo de Sena
19. Lisomar Tose da Silva
20. Igor Fernando da Silva Ribeiro
Com informações D24am.