Rússia| Uma universidade russa informou neste final de semana que concluiu os testes clínicos de uma vacina que está sendo desenvolvida contra o novo coronavírus. O governo do país planeja distribuir o antídoto a partir de agosto.
A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, e a expectativa é de que ela esteja disponível para a população entre 12 e 24 de agosto, conforme afirmou o diretor da instituição, Alexander Gintsburg.
Apesar disso, a vacina, que é desenvolvida pelo Gamaleya Institute, consta na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como em “fase 1 de testes”. Para uma vacina ser aprovada e distribuída, ela precisa passar por três fases de testes.
A fase 1 é a inicial, quando as empresas tentam comprovar a segurança de suas vacinas em seres humanos; a segunda verifica se a vacina produz imunidade contra um vírus, e a última fase do estudo checa a eficácia da vacinação. Depois disso e de um registro sanitário pelos países, a vacina é disponibilizada para a população na fase 4.
Para reforçar o estudo, o exército do país também vem testando a vacina desde junho e os trabalhos devem seguir por mais dois meses. Com mais de 730.000 infectados e outros 11.000 mortos, a Rússia é um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus.