MANAUS – Após uma lista de exigências feitas no sistema prisional do Amazonas, e de protestos de familiares por direitos humanos nas ruas de Manaus nesta terça-feira (14), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), descobriu um plano de fuga montado dentro do Centro de Detenção Provisória 2 (CDPM), no quilômetro 8 da B-174, que liga Manaus a Boa Vista.
Havia cordas, a popular “teresa”, e uma baladeira feita com a farda dos presidiários. O Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) descobriu e frustrou o plano de fuga dos internos. As visitas estão suspensas no local.
Nesta segunda-feira uma lista de exigência dos presidiários circulou nas redes sociais. Eles querem comida de qualidade, televisão e mais banhos de sol. Diante do fato, o juiz de Direito da área de Execução Penal e membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMF), Glen Machado, fez uma visita e conferiu de perto a alimentação, ressaltando que não há nada de errado e que o cardápio é acompanhado por nutricionistas.
“A alimentação, feita na própria unidade, é elaborada e fiscalizada por uma equipe de nutricionistas, os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) estão sendo realizados dentro dos padrões e por profissionais de saúde. Igualmente, não foi constatado nenhum tipo de irregularidade nesses pontos”, destacou.
Nota da Seap:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), SUSPENDE a realização de visitas, parlatório virtual e escoltas externas, exceto em casos de emergências, em TODAS as Unidades Prisionais da Capital, de 13 a 17 de março de 2023, visando à segurança dos servidores, dos reeducandos, dos familiares e dos visitantes, conforme Portaria Interna n° 036/2023.
A SEAP informa, ainda, que todas as ações estão sendo oficiadas junto aos órgãos fiscalizadores; Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização Prisional (GMF), o Ministério Público do Amazonas (MPE), a Defensoria Pública do Amazonas (DPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM).
A portaria de suspensão pode ser consultada aqui. PORTARIA INTERNA N° 036-2023-GAB-SEAP (2)