Rio Branco – AC| Ao menos 26 presos pularam uma muralha de três metros e fugiram do principal presídio de Rio Branco, capital do Acre, na madrugada de hoje, 20. A informação foi confirmada pela Sejusp (Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública). Todos são ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) ou ao B13 (Bonde dos 13), facção criminosa local que tem parceria com o grupo paulista.
Por volta das 8h no horário local (11h no horário de Brasília), apenas um dos fugitivos havia sido recapturado. Os presos deixaram o pavilhão L do presídio Francisco de Oliveira Conde, local que abriga, além de membros do PCC e B13, integrantes de outras duas facções que agem no Acre: CV (Comando Vermelho) e Ifara.
A fuga ocorreu um dia depois de 75 presos, sendo 40 brasileiros, terem fugido da prisão de Pedro Juan Caballero, cidade do Paraguai que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul. Entre os 75, há acusações de pertencerem ou colaborarem com o PCC. Investigadores brasileiros apuram se há ligação entre as fugas de ontem e de hoje.
Segundo a juíza Luana Campos, da 1ª Vara do Júri de Rio Branco, o número de fugitivos foi de 27. “São do PCC e do Bonde dos 13. O caos está instalado no sistema prisional do Acre. Ainda não sabemos a dinâmica de como eles conseguiram fugir, mas eles pularam a muralha, que tem três metros de altura”, afirmou à reportagem.
- Francisco Santos Braga
- Rogério Furtado dos Santos
- Ariclene Firmiano da Silva
- Dheyci de Angelo Lima e Lima
- Marcos da Costa Ferreira
- Aloísio Lucas Mesquita
- Diego Oliveira da Silva
- Adam Smith Oliveira da Silva
- Mirleson Nascimento da Silva
- Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
- Valber de Aguiar Morais
- Anderson de Souza Alves
- Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
- Vagner Tércio de Moura
- Jaciel Batista do Nascimento
- Wellington de Souza Lima
- Lucas Souza da Silva
- Adalcimar Oliveira de Almeida (recapturado)
- Joel Menezes de Queiroz
- Anderson Lima da Silva Velasquez
- Francisane Rocha Ribeiro
- Ronicley Ribeiro da Silva
- José Valdenes Viana da Silva
- Gerilto Caetano da Silva
- Sebastião Weverton Lima de França
- Francisco dos Santos Coimbra