BAHIA | Dois garotos negros foram arrastados e retirados do Salvador Shopping por seguranças, na capital baiana, no final da tarde de ontem (28). Um deles tinha 15 anos e a idade do outro não foi informada, mas, segundo uma testemunha, também aparentava ser menor.
Um dos vídeos que circularam nas redes mostra um garoto de camisa verde no chão sendo rendido por um segurança. O menino pede que o segurança o solte, mas é arrastado, enquanto recebe um “mata leão”, golpe de imobilização no pescoço. O vídeo caiu na Internet e gerou revolta e indignação.
Nas imagens, um grupo de pessoas se assusta e acompanha o jovem enquanto é arrastado pelos seguranças, dentre elas uma mulher que aborda um vigilante e pede calma. “A senhora sabe o que foi que ele fez?”, questionou um dos seguranças.
Uma outra mulher que estava presente no local, se identificou como delegada e pediu autorização para acompanhar os jovens de perto.
Em nota, o shopping não esclareceu qual foi a acusação contra os jovens. O comunicado diz que um deles foi conduzido para uma delegacia para “apuração da ocorrência” e outro foi liberado pelas autoridades. A empresa também afirma que a conduta dos seguranças está “em desacordo” com as orientações que são dadas à equipe.
“A administração do empreendimento lamenta profundamente o ocorrido na tarde de hoje. A conduta dos colaboradores envolvidos está em desacordo com as orientações e treinamentos periodicamente ministrados à equipe. O fato está sendo apurado internamente para a individualização das responsabilidades e aplicação das sanções cabíveis”, disse o shopping.