MANAUS – AM | Começou a circular nas redes sociais um vídeo que flagrou uma grande quantidade de pessoas aglomeradas no porto da Manaus Moderna, na noite deste domingo (11), que teriam ido buscar encomendas de produtos ou passageiros que chegavam de viagem.
Além de desrespeitarem decretos municipais e estaduais que proíbem aglomerações, as presentes não utilizavam máscaras de proteção, item essencial para prevenir a contaminação do novo coronavírus.
Conforme o estabelecido pelo Decreto n° 42.247, publicado no último dia 30 de abril e que manteve até o próximo dia 13 de maio a suspensão dos serviços transporte terrestre e fluvial de passageiros em âmbito interestadual e intermunicipal, ressalvados os serviços públicos essenciais e os casos de urgência e emergência, a fiscalização é de responsabilidade da Arsepam, que atua nos principais pontos de embarque da orla fluvial de Manaus.
No sábado (09), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), em parceria com a Delegacia Fluvial da Polícia Civil (Deflu) e Marinha do Brasil, realizou ontem (09/05), a “Operação Flutuante”, que flagrou duas embarcações partindo da Marina do David, zona Oeste, em direção à Praia da Lua com excesso de passageiros.
Mesmo após o flagrante, embarcações e população continuam violando os decretos estabelecidos, favorecendo o aumento de casos de Covid-19 no Estado e dificultando o combate ao vírus.