Manaus – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou em coletiva de imprensa realizada hoje (11) no Novotel Manaus, no bairro Distrito Industrial, alta de 7,2% na produção de motocicletas em janeiro a novembro deste ano.
l
De acordo com a entidade. as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), no que diz respeito às motocicletas, tiveram um aumento de 7,2% de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento de produção de motos também influenciou no crescimento positivo da empregabilidade que exige muita qualificação dos funcionários deste setor.
O resultado fortalece a ideia de o PIM ser um grande gerador de negócios no Brasil e confirma o que a Abraciclo tinha como projeção que era a fabricação de mais de um milhão de unidades neste ano, o que correspondia a uma alta de 6,6% em comparação com 2018. Somente em novembro, a produção foi de 93.128 veículos, o que corresponde a um aumento de 3,4% em relação ao mês passado, que produziu 90.108.
Demanda
Ainda durante a coletiva, o 1º vice-presidente da Abraciclo, Hilário Kobayashi, falou sobre o atendimento de uma demanda crescente que foi verificada ao longo do ano. “Entre os principais fatores que estimulam os negócios, está a maior oferta de crédito pelos bancos de grande porte, além das financiadoras de montadoras e também os bancos digitais”.
Já o aumento da produção de bicicletas representa uma alta de 19,6% de janeiro a novembro deste ano, em comparativo ao ano de 2018. O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro de Gazola, afirmou que mesmo antes do fim do ano de 2019, a alta demanda dos produtos nacionais superou as expectativas. “O fato de a projeção da produção anual ter sido superada já em novembro, retrata claramente um crescimento consistente da demanda por bicicletas brasileiras de médio e alto valor agregado, que são fabricadas no Polo Industrial de Manaus”.
Balanço
As empresas do setor de Duas Rodas faz assim, um balanço positivo de 2019 e tem uma expectativa positiva em 2020. “Esse aumento consolida Manaus como um grande polo industrial de duas rodas”, falou o diretor-executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.
Para o ano de 2020, a projeção segue positiva buscando alcançar a produção de 1.175 milhão de motocicletas, o que corresponde a uma alta de 6,3% das unidades projetadas para este ano. Entre as categorias que foram mais produzidas, a mountain bike lidera com 46.291 unidades de janeiro a novembro, alta de 3,4%; a urbana alcançou 20.225, aumento de 20,6%; e a infanto-juvenil chegou a 11.468 unidades, o que representou uma queda de 8,9% perante as 12.587 fabricadas em 2018.