BRASIL| Na última sexta-feira (9), o apresentador do ‘Alerta Nacional’, da RedeTV!, Sikêra Jr., recebeu uma denúncia no Ministério Público Federal, após sugerir extinção da Cracolândia. O autor do pedido é Vini Caetano, ativista e defensor das organizações sociais e população em situação de rua. As informações são do Metrópoles.
“O apresentador, em tom de deboche, disse que ele saberia como acabar com a Cracolândia, juntando cinco ou seis amigos, além de não colocar impressa, nem câmeras e ninguém filmando, e que encheria de balas aquelas pessoas. Ele usou o tom de bala de borracha para que não fosse interpretado errado, mas entendemos que foi uma incitação ao ódio que resultou comentários no YouTube com atrocidades”, argumentou o ativista.
De acordo com Vini Caetano, o posicionamento do comunicador em meio de comunicação é “preocupante”. “Essa visão ‘higienista’ pode acarretar em falas mal interpretadas ou mesma em tom de brincadeira. Tenho medo que a liberdade de expressão tenha se tornado liberdade de agressão. Ninguém merece tomar bala nem que for de borracha”.
No documento, Vini pediu uma retratação pública, bem como da emissora veiculado nacionalmente, além da retirada do vídeo do ar.