RIO DE JANEIRO| O apresentador Silvio Santos está sendo investigado sobre o episódio em que ele direcionou uma pergunta, de cunho sexual, a uma criança de cinco anos. O inquérito foi instaurado nessa quarta-feira (23).
O caso envolvendo o dono do SBT ocorreu em 2016, durante o seu programa, que é apresentado ao vivo. No palco, o apresentador costuma presentear os participantes das atrações com dinheiro. Durante a entrega dos prêmios, Silvio costuma conversar com os participantes. Na ocasião, ele perguntou: “o que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”
Após fazer a pergunta, o apresentador deu risadas, enquanto o restante do público demonstrou constrangimento com a situação.
“A criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”, escreveu o MPF na abertura do inquérito.
Em outro trecho, é pedido um direito de resposta e uma “indenização por dano material, moral ou à imagem”. De acordo com o Ministério Público, ao ser notificado, o SBT declarou que a mãe da criança moveu a ação contra a emissora “em defesa dos interesses individuais e personalíssimos” e afirmou que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.