MANAUS (AM) – Mais uma confusão por conta da instalação do Sistema de Medição Centralizada, “SMC”, da Amazonas Energia, foi registrada em Manaus. Desta vez, nesta sexta-feira (11), no bairro Belvedere, Zona Oeste de Manaus, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), sofreu uma tentativa de agressão por um suposto engenheiro da empresa.
O político é um dos que vem criticando a instalação e tem acompanhado a situação nos bairros. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André segue aprovando e conseguindo forças para anular a instalação dos medidores.
Sinésio estava na rua e chegou para falar com a equipe da Amazonas Energia. A Polícia Militar também já estava no local para evitar confusão maior. Ele diz que a empresa deve “respeitar o povo”, mas o suposto engenheiro se estressa e vai para cima do deputado, pedindo para ele “falar direito”.
Os ânimos se exaltam e uma pessoa da equipe de Sinésio entra no meio dos dois. “Se tem uma coisa que o baixinho aqui não foge é de uma boa briga!”, escreveu depois o parlamentar, nas redes sociais.
Os novos medidores estavam proibidos por força de lei estadual e de decisão judicial após diversas manifestações populares na capital e no interior, mas as duas foram derrubadas após movimentação política da concessionária, em outubro de 2022, e cassada em novembro pela juíza Naira de Oliveira Norte, da 13ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus.
Após a decisão, a Defensoria Pública do Amazonas apresentou, na segunda-feira (6), um recurso no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) contra a instalação dos medidores e nos últimos dias muitos moradores estão se rebelando quando encontram a empresa no bairro.