MANAUS (AM) – A mãe do tiktoker Agenor Tupinambá, 23, discursou hoje (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao lado do filho, Cláudia Tupinambá, fez um pedido, que as pessoas tentassem compreender a dor que é para a família entregar a capivara Filó para o Ibama.
‘Nunca prejudicamos nenhum animal. Isso é doído, principalmente, quando as pessoas falam: “entrega ela'” A gente luta é pela permanência dela lá. Muitas pessoas têm dificuldade de entender nossa afetividade, ela vive no campo, feliz. Só peço que as pessoas entendam a nossa dor. A gente só quer que os bichinhos vivam livres no lugar deles’ afirmou Ana Cláudia.
O filho de Cláudia, o estudante de agronomia Agenor, explodiu na internet com um vídeo onde toma banho com a capivara, e mostra que a todo lugar que vai, ela o segue; o sucesso foi tanto que ele passou a compartilhar sua rotina com a amiga animal.
Mas o vídeo também chegou ao Ibama por meio de denúncias e o jovem foi multado em R$ 17 mil no dia 18 de abril. Ordenou que ele retirasse da internet todas as imagens que aparece com Filó, sob acusação de estar usando a capivara para ganhar dinheiro.
Após repercussão do caso na mídia, já que a família de Agenor mora em uma fazenda e logo, Filó vive em seu habitat natural, rapidamente campanhas foram geradas para defender os dois amigos, e assim o mamífero ficasse com seu tutor.
Na noite de quinta (20), o Ibama voltou atrás na decisão de retirar a capivara Filó Agenor. O órgão disse, que iria averiguar o estado de saúde da capivara “Filó”. Em nota, também negou que tenha retirado o animal do influencer e que, somente após as diligências, e a confecção de laudos por técnicos do órgão, é que tomará medidas legais cabíveis.