X

Submarino que levava turistas para ver Titanic desaparece

ADVERTISEMENT

REUTERS – Um submarino em uma expedição de turismo para explorar os destroços do Titanic desapareceu na costa sudeste do Canadá, de acordo com a empresa privada que opera a embarcação e a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

A OceanGate Expeditions disse em um comunicado na segunda-feira que estava “mobilizando todas as opções” para resgatar as pessoas na embarcação subaquática, que normalmente tem cinco pessoas a bordo.

O bilionário britânico Hamish Harding está entre os passageiros, de acordo com um post de mídia social de um parente.

A Guarda Costeira disse no Twitter que um barco na superfície, o Polar Prince, perdeu contato com o submersível cerca de uma hora e 45 minutos depois de começar a mergulhar em direção ao local dos destroços na manhã de domingo.

As autoridades dos EUA e do Canadá lançaram uma operação de busca e salvamento, incluindo buscas aéreas e de superfície, de acordo com declarações da Guarda Costeira e do Ministério da Defesa do Canadá.

A OceanGate disse: “Estamos profundamente gratos pela ampla assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”.

O enteado de Harding escreveu no Facebook que Harding havia “desaparecido no submarino” e pediu “pensamentos e orações”. Posteriormente, o enteado removeu a postagem, alegando respeito à privacidade da família.

O próprio Harding havia postado no Facebook um dia antes que estaria a bordo do submarino. Não houve postagens dele desde então.

A expedição partiu para o mar na sexta-feira, e o primeiro mergulho foi marcado para a manhã de domingo, de acordo com o post de Harding.

As expedições, que custam US$ 250.000 por pessoa, começam em St. John’s, Newfoundland, antes de se dirigirem por aproximadamente 400 milhas (640 km) no Atlântico até o local dos destroços, de acordo com o site da OceanGate.

Para visitar os destroços, os passageiros sobem no Titan, o submersível para cinco pessoas, que leva duas horas para descer aproximadamente 12.500 pés (3.800 m) até o Titanic. A empresa de expedição disse que a embarcação tem suporte de vida para sua carga padrão de cinco pessoas por 96 horas.

O navio de passageiros britânico afundou em 1912 em sua viagem inaugural depois de bater em um iceberg, matando mais de 1.500 pessoas. A história foi imortalizada em livros de ficção e não-ficção, bem como no filme de grande sucesso de 1997 “Titanic”.

 

 

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.