X

Substância encontrada em cerveja é suspeita de causar morte

Foto: Reprodução.

ADVERTISEMENT

Belo Horizonte – MG| A substância chamada dietilenoglicol, também conhecido na indústria como DEG, tem propriedade anticongelante e é usado em processos de refrigeração industrial e de resfriamento. É também encontrada em óleos de usinas e nas formulações de tintas de impressão. É um líquido incolor, completamente solúvel.

Foi encontrada, segundo laudo da Polícia Civil, em dois lotes de amostras da cerveja Belorizontina, marca da cervejaria artesanal Backer, da capital mineira.

O DEG também é utilizada na indústria farmacêutica e em cosméticos, lubrificantes, combustíveis e plastificantes. Mas nunca disponibilizado para o consumo humano, já que no corpo, tem efeitos nocivos.

A substância parece estar por trás de uma “doença misteriosa” que matou uma pessoa e levou sete pessoas à internação hospitalar em Minas Gerais, sobretudo na zona oeste de Belo Horizonte, desde o fim do ano passado.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o DEG é um solvente orgânico muito tóxico e causa insuficiência renal e hepática, excesso de acidez no sangue, gastrite, pancreatite e até sequelas neurológicas.

Expressoam:

This website uses cookies.