MANAUS (AM) – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), começou a apurar nesta quarta-feira (14), uma denúncia de que a deputada estadual Joana Darc destinou uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 3,5 milhões para beneficiar o time Amazonas Futebol Clube.
“Houve uma denúncia sobre o caso ao Protocolo do Tribunal, que encaminhou à presidência. Ao receber, o conselheiro-presidente Érico Desterro deu despacho de admissibilidade (recebeu a denúncia) e encaminhou para o relator do processo, conselheiro Mario de Mello, que abriu para o setor técnico (Diretoria de Controle Externo da Administração Direta Estadual – Dicad) avaliar e apurar”, informou o TCE.
Segundo a denúncia, apresentada pela jornalista Cynthia Blink, há conflito de interesses na verba milionária, já que o Onça Pintada também é patrocinado pela clínica veterinária que pertence ao marido da parlamentar, o empresário Aldenor Ernesto de Lima Filho.
“Ocorre que a Emenda Parlamentar destinada ao Amazonas Futebol Clube parece favorecer time de futebol diretamente relacionado a família da deputada Joana Darc, tendo em vista que o Sr. Aldenor Ernesto de Lima Filho, cônjuge da deputada PATROCINA referido clube de futebol”, diz trecho da representação.
No pedido, é solicitado ainda que a irregularidade seja apurada pelo Ministério Público do Amazonas e Tribunal de Contas do Estado, que seja investigado também quais os motivos para não constar a destinação da emenda parlamentar na Lei Orçamentária Anual; o possível conflito de interesses e as mudanças no documento relacionados às EP que foram prometidas ou concedidas ao clube de futebol.
Joane disse em nota que está ciente do avanço da investigação e afirmou que a denúncia não passa de perseguição política: Recebi com tranquilidade a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) avançou, nesta quinta-feira (15), com o acompanhamento do repasse relacionado à emenda parlamentar, destinada ao Projeto Guardiões do Futebol, programa esportivo do Amazonas Futebol Clube.