RIO DE JANEIRO| A técnica de enfermagem, do Rio de Janeiro, que deixou de aplicar a dose de imunizante contra a covid-19 em um idoso de 90 anos no posto drive thru de Niterói, foi indiciada pela Polícia Civil por peculato e infração de medida sanitária.
A profissional chegou a espetar a agulha no braço do idoso, mas não pressionou o êmbolo da seringa para injetar a vacina. Em vídeo feito por parentes do senhor, um familiar questiona se a profissional da saúde realmente aplicou a vacina do idoso. A mulher responde “Oxe”, como que reafirmando a imunização.
Para o delegado Luiz Henrique Pereira, responsável pelo inquérito na 76ª DP, em Niterói, e autor do pedido de indiciamento, a técnica de enfermagem tinha consciência do que fazia.
“A análise do vídeo deixa claro que ela estava consciente de que não estava aplicando a vacina, até porque ela foi alertada e questionada pela família e respondeu de forma irônica. Então, tenho certeza de que ela tinha consciência do que estava fazendo”, afirmou o delegado, em entrevista à Agência Brasil.
“O material também não foi encontrado e a gente tem de concreto que foi desviado. O intuito do que ela queria fazer até o momento a gente não pode informar”, completou Luiz Henrique.