AMAZOMAS – Após mandar soltar o narcotraficante Alex da Silva Viana, conhecido como “Sheik” ou “Alex Colombiano”, o juiz plantonista da Comarca de Tefé, Alex Jesus de Souza, está afastado da Justiça do Amazonas por tempo indeterminado.
O traficante aproveitou o alvará de soltura, quebrou a tornozeleira e fugiu. A decisão de afastar partiu do Corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes. Colombiano já teve a soltura revogada, mas está foragido desde novembro.
Ele pediu para ser solto por motivo de saúde, mas assim que deixou a cadeia sumiu do mapa. A desembargadora plantonista Onilza Abreu Gerth determinou que ele fosse preso, com urgência.
“Como já havia sentença, o pedido deveria ter sido feito no segundo grau ou para a Vara de Execuções Penais ( VEP). O juiz apreciou de imediato e cometeu dois equívocos formais. Ele o fez sem autorização do desembargador plantonista, nesse tipo de situação autorização do desembargador plantonista é necessária, e sem a manifestação anterior do Ministério Público” explicou o promotor Thiago de Melo Roberto Feire, da 1ª Promotoria de Tefé.
PERIGOSO
O MP diz que Alex Colombiano integra o Comando Vermelho (CV). Ele é condenado a 20 anos de cadeia, e finge ser empresário do ramo fluvial para disfarçar a bandidagem, mas tem parceria com traficantes de cocaína e maconha na Colômbia.