MANACAPURU, AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou, nesta quinta-feira (06/07), a Operação Aceiro e cumpriu 14 mandados, sendo oito de busca e apreensão e seis de prisão preventiva, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e posse ilegal de arma de fogo. Durante a abordagem, os suspeitos foram rendidos no meio do lixo revirado por cães, onde mantinham uma das bases de apoio do crime.
A operação contou com Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da DIP de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Os presos foram identificados como Elton dos Santos Tenório; Francisco Augusto dos Santos Tenório; Fernando Cordeiro da Costa; Leoney dos Santos Lima; Maria Clara Rodrigues Lima; e Malaquias Brito da Silva.
De acordo com o delegado Rafael Allemand, titular da unidade policial, a operação tem como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas no município. Os mandados foram cumpridos nos bairros Figueirinha, Liberdade, São Francisco e São José e, também, na rodovia estadual AM-352 – Estrada de Novo Airão, quilômetro 2, ramal do Castanheiro.
“Os seis presos nesta operação são integrantes de uma organização criminosa. E estavam sendo investigados por envolvimento com o comércio de drogas em Manacapuru”, disse.
Conforme o delegado, no decorrer da operação, as equipes policiais apreenderam drogas, três motocicletas, arma de fogo e um carro Chevrolet Onix.
Procedimentos
Os presos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e posse ilegal de arma de fogo e ficarão à disposição da Justiça.