Brasília – A Câmara dos Deputados gastou R$1.496.733 com o ressarcimento de despesas médicas, em 2017 ferente ao tratamento do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM), conforme levantamento feito através da Lei nº 12.527/2011 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.
O ressarcimento referente a despesas médicas é amparado pelo regimento interno da Câmara dos Deputados, que garante aos parlamentares o direito a ter seus custos hospitalares pagos pela casa legislativa, desde que comprove através de recibos os gastos integralmente.
Entenda o caso
No dia (13), de agosto o deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM), foi internado no Hospital Samel em Manaus, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Por conta disso Sabino foi submetido a uma cirurgia para drenar uma hemorragia no cérebro.
Logo após o procedimento cirúrgico o parlamentar foi transferido , para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue internado.
Sabino tem até o dia 15 de dezembro para voltar as suas atividades na Câmara dos Deputados, caso isso não ocorra o parlamentar deve ser substituído pelo professor Gedeão Amorim (PMDB- AM).