X
    Categories: Manaus

TRE-AM estima que 98 mil títulos de eleitor serão cancelados em Manaus

ADVERTISEMENT

Manaus – Em Manaus, aproximadamente, 98 mil títulos de eleitor serão cancelados, segundo o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Messias Andrade. A menos de duas semanas para o fim do cadastro biométrico, até ontem, 12h40, 1.102.097 eleitores realizaram o cadastro na capital amazonense, ou seja, 87,86% do total, de acordo com o site do tribunal.

“Cerca de 98 mil títulos serão cancelados. Estamos com 88% (dos eleitores cadastrados) e devemos alcançar cerca de 92% da meta (100%), ou seja, 1,2 milhão eleitores cadastrados”, afirmou Andrade sobre Manaus.

Os 150.867 eleitores de Manaus que ainda não fizeram o cadastro biométrico devem comparecer a um dos postos de atendimento do tribunal até o dia 30 deste mês. Para isso, precisam agendar o atendimento por meio do site do órgão. As vagas são disponibilizadas no site todas as terças-feiras a partir das 20h.

Os eleitores de Manaus que não fizerem o cadastramento biométrico até o prazo final, terão os seus títulos cancelados e deverão solicitar outro documento junto ao tribunal. Depois, terão, pelo menos, até o dia 4 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Mais cancelamento

Haverá cancelamento de títulos de eleitor no Careiro também. Hoje, é o último dia de cadastramento biométrico no município e cerca de 3 mil títulos de eleitores serão cancelados, segundo Andrade. Ainda segundo o secretário de TI, o principal motivo dos cancelamentos é o fato dos eleitores não apresentarem vínculos domiciliares na cidade, situada a 98 quilômetros de Manaus.

“Acreditamos que vão ter, aproximadamente, 3 mil títulos cancelados no Careiro porque já mapeamos toda a cidade e a área ribeirinha. E acontece que tinham muitos eleitores de Manaus votando no Careiro, não sei por quais motivos. Essas pessoas compõem o quantitativo aproximado do que será cancelado, além disso, há outras situações, como, morte, mudança de domicílio eleitoral, porque esses números do TRE-AM são de 2014 ainda”, afirmou o secretário de TI.

A legislação possibilita que um eleitor vote em um determinado domicílio eleitoral caso ele tenha um vínculo com o local de votação, do contrário, o título de eleitor é cancelado automaticamente, como explica Andrade. “E é o que acontece com vários eleitores do Careiro que não têm vínculo e só iam lá na época da eleição, não sei qual é o motivo, pode ser interesse político, mas é leviano afirmar qual a situação”, afirmou o secretário.

O cadastro da biometria encerra-se no município de Careiro com 88% a 89% dos eleitores cadastrados, calcula Andrade. “De todas as biometrias que foram realizadas, com exceção de Autazes que rendeu 101% de eleitores cadastrados, o Careiro foi o segundo melhor resultado que obtivemos”, declarou Andrade.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Expressoam:

This website uses cookies.