AMAZONAS | A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou o registro de contaminação pelo novo coronavírus em três unidades prisionais do Estado.
A primeira unidade a confirmar a contaminação entre detentos foi a de Parintins.
Nesta quinta-feira (07) 17 presos testaram positivo para Covid-19 na Unidade Prisional do município. Mais 11 internos foram submetidos a testes rápidos e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado foi negativo. Outros nove internos estão em prisão domiciliar.
Até a quarta-feira (06/05), onze casos tinham sido confirmados. Destes, seis tinham conseguido na Justiça o benefício de cumprir a pena em prisão domiciliar e cinco permaneciam no presídio. A unidade prisional possui 28 custodiados.
Em Itacoatiara (a 270 km de Manaus), o primeiro contágio em detento foi anunciado ontem. Além dele, três servidores da UPI também foram diagnosticados com a doença e já estão afastados, fazendo o tratamento em casa. O preso deu entrada na unidade no dia 16 de abril e começou a apresentar sintomas de virose nove dias depois. Na própria unidade, recebeu atendimento clínico e deu início ao tratamento. Com os sintomas evoluindo para dor no peito e falta de paladar, precisou ser encaminhado até o hospital, onde foi confirmada a contaminação por Covid-19.
Além de Parintins e Itacoatiara, a Unidade Prisional de Tefé (UPT), registrou mais três casos da doença, por meio do teste rápido que foi repetido após um primeiro com resultados negativos. Um registro de Covid-19 já havia sido confirmado na última terça-feira (05/05).