X
    Categories: Famosos

Treta: ‘Tapão na Raba’, hit de 2021, tem briga entre autores e rapper e renda está bloqueada

Dupla é responsável pelo hit mais ouvido do ano, mas a confusão está grande. Foto: Reprodução/Internet

ADVERTISEMENT

BRASIL – Senta que lá vem confusão: a renda de direitos autorais de uma das músicas mais tocadas em 2021 no Brasil, “Tapão na Raba”, está bloqueada no Ecad. O dinheiro parado aguarda a disputa entre os dois compositores e os representantes dos direitos no Brasil da faixa “Roses”, do rapper norte-americano Saint Jhn.

O forró “Tapão na raba” foi escrito pelo paraibano DJ Nonony e o potiguar Israell Muniz. A música foi lançada pelo cantor potiguar Raí Saia Rodada, em janeiro de 2021. Com 284 milhões de visualizações, foi o 4º clipe mais visto do ano no Brasil no YouTube.

A faixa foi lançada com um “sample” (trecho da gravação) de “Roses”, que saiu em 2016 e ganhou um remix de sucesso em 2019. O sample aparecia duas vezes na música, como se fosse um solo. Um mês depois, ele foi trocado por um teclado semelhante à melodia do vocal estrangeira.

O DJ Nonony afirmou, no entanto, que nunca recebeu um centavo pelos direitos autorais. O bloqueio da distribuição dos direitos no Ecad (Escritório Central de Arrecadaçaõ e Distribuição) aconteceu por um pedido da editora BMG, que administra os direitos de Saint Jhn por Roses, no Brasil.

No pedido da BMG para o bloqueio no Ecad, a editora pede o “cancelamento imediato” do cadastro apenas com os dois autores, por ter “elementos que remetem à canção “Roses”, e pede “os devidos ajustes de créditos em relação às execuções indevidas da versão não autorizada”.

Nestes casos, o valor fica retido, esperando uma definição entre as editoras.

Nonony diz que consideraria fazer um acordo para ceder uma parte menor dos direitos à editora de Saint Jhn, como no caso dos autores doe “Coração cachorro”, que deram 20% da obra ao inglês James Blunt pelo uso da melodia do refrão.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.