LETÍCIA – Uma turista holandesa que não teve o nome revelado morreu durante fogo cruzado entre traficantes de drogas brasileiros e pistoleiros em um restaurante na cidade de Letícia, no sul da Colômbia, na fronteira com Tabatinga, interior do Amazonas. A informação foi revelada pela polícia nesta quinta-feira (16).
De acordo com a polícia, além de matarem a tiros o traficante brasileiro Celso Caldas de Lima, eles feriram duas pessoas que estavam com ele, também brasileiros.
No entanto, uma holandesa que estava numa mesa próxima acabou baleada e morreu no hospital. Uma autoridade policial disse que ela estava em lá por turismo.
Caldas de Lima havia sido preso há cinco anos na Colômbia durante uma operação contra o narcotráfico. Ele foi então acusado de estabelecer ligações entre o Clã do Golfo, a maior facção de traficantes da Colômbia, e a Família do Norte, uma das maiores do Brasil. A Interpol o buscava por tráfico de drogas, homicídio e extorsão. A polícia não especificou por que ele estava livre.
A Colômbia e o Brasil compartilham uma fronteira de floresta de 1.600 quilômetros, por onde a cocaína fabricada pelos cartéis colombianos é traficada, denunciam as autoridades.