Em comemoração aos 15 anos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta quarta-feira (21/08), uma programação diversificada, com palestras, relatos de experiências, mesas-redondas e exposições. A celebração segue na quinta-feira (22/8), no auditório da Reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.
“Esse é um dia de júbilo, de regozijo, de comemoração, por um programa que nasceu aqui nessa universidade em 2009. Quero parabenizar a todos vocês, professores da rede pública do estado do Amazonas, professores da Universidade do Estado do Amazonas, por esse feito tão importante”, disse o Prof. Dr. André Zogahib durante a cerimônia de abertura do evento.
Segundo a professora Luciane Lopes de Souza, coordenadora do Parfor/UEA, o programa é um regime de colaboração, cooperação e, desde o início, tem participado ativamente, contribuindo para a formação de muitos professores da educação básica do Amazonas. “A UEA atende uma demanda de professores que precisavam de formação nas áreas que atuam. Então, sabemos que a região Norte tem uma demanda reprimida muito grande para formar professores de educação básica em vários cursos, especialmente em Pedagogia que é um dos cursos onde mais existem demandas. A universidade tem cumprido essa missão desde 2009 e já foram formados mais de 2,4 mil professores ao longo desses 15 anos”, explicou.
A universidade possui cursos pioneiros no programa, dentre eles: Ciências da Religião, Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciatura Intercultural Indígena, onde egressos, formados por meio do Parfor, estão cursando mestrado. Atualmente, muitos desses professores são concursados ou contratados em vários municípios do estado.
“São cursos que fizeram e fazem história na vida e formação de professores que passam pelo programa. Assim que novos editais são ofertados pela Capes, propostas são submetidas no intuito de formar mais turmas para atender as demandas, oportunizando aos professores que não podem se deslocar à capital para fazer um curso de graduação em seu próprio município “, explica a professora.
Para Sílvia Regina Sampaio Freitas, também professora e coordenadora do Parfor/UEA, a ocasião é uma oportunidade de comemorar todas as conquistas e desafios enfrentados ao longo dos 15 anos de atividade na região. “E para celebrar esse momento tão importante, não só para a nossa universidade, mas para a comunidade amazonense em geral, convidamos para participar a Prof.ª Ma. Lorena Lins Damasceno, coordenadora geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que também é representante importante do Parfor dentro da Capes.”
A solenidade contou com a participação do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; a vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Kátia Couceiro; o pró-reitor de Ensino e Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido dos Santos; o coordenador geral de Qualidade da Prograd, Prof. Dr. Raimundo Barradas; a coordenadora institucional do Parfor na UEA, Prof.ª Dr.ª Luciane Lopes de Souza; a coordenadora geral de formação docente, Lorena Lins Damasceno; a coordenadora do Fórum de Formação docente, Prof.ª Dr.ª Regina Chagas; e a representante da Semed, Prof.ª Dr.ª Inez Alcântara.