MANAUS (AM) – Paralelamente à programação do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), em Manaus, no fim deste mês, outros três eventos internacionais da área de tecnologia serão promovidos no mesmo período, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).
Promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, mais duas conferências e um simpósio também estão com inscrições abertas no site sbgames.org/sbgames2024. Os quatro eventos vão tornar Manaus a capital nacional dos games entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.
O Sibgrapi 2024, sigla em inglês para Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens, é um encontro internacional promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC, que combina contribuições de computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens.
Haverá, também, o SVR 2024, abreviação na língua inglesa para Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, é um evento que reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e desenvolvedores com interesse em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de interface humano-computador em realidade virtual.
A programação inclui ainda a IFIP-ICEC 2024, cuja sigla tem tradução livre do inglês para Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento. Este é promovido pelo Comitê Técnico de Computação de Entretenimento para reunir profissionais, pesquisadores, artistas, designers, além da indústria no design de criação, desenvolvimento e conteúdo de entretenimento digital.
Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a UEA sempre esteve preocupada em fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente em áreas que são foco de atuação do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Desde o início de nossa gestão, temos trabalhado intensamente para criar pontes entre a indústria e a universidade. Sabemos que a tecnologia é o melhor caminho para alcançarmos nossos objetivos. Aqui, na UEA, incentivamos a criação de ideias que vão impactar positivamente no futuro da sociedade. Isso é o mais importante”, diz o reitor.
Oportunidades
O coordenador do IFIP-ICEC e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Esteban Clua, explica que os eventos simultâneos ao SBGames 2024, sediados pela primeira vez no Amazonas, servem de elo entre a academia e o mercado global da computação e games, que gerou US$ 183,9 bilhões em 2023.
“Eventos como esses são de extrema relevância para a região porque, primeiro, leva pessoas do Brasil e do mundo para ver o que está sendo feito no Amazonas e, dessa maneira, permite que sejam criadas colaborações, trabalhos em comum. Isso potencializa não só a pesquisa, mas também a área da indústria”, salienta o professor.
O diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirma que trazer eventos internacionais que relacionam a área dos games com o desenvolvimento de tecnologia significa dar a oportunidade para que estudantes amazonenses possam ter contato com empresas multinacionais.
“O que a gente faz na EST é gerar oportunidades para que as pessoas consigam posições no mercado de alta tecnologia. É um mercado de US$ 200 bilhões e é algo que está começando agora no Brasil. Queremos formar o melhor capital humano e o nosso reitor André Zogahib é um gestor entusiasta da tecnologia. É uma prioridade que, inclusive, vai se concretizar futuramente com o nosso Parque Tecnológico”, enfatiza.
Sobre o SBGames 2024
O SBGames 2024 será de 30 de setembro a 3 de outubro, na EST/UEA, no bairro Parque Dez, zona centro-sul. Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital há duas décadas, o simpósio reúne professores, pesquisadores, estudantes, empresários do setor e o público em geral para conhecer os games feitos no Brasil, incentivar a formação de novos profissionais e discutir o mercado.
Realizado pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.
O simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.