IRANDUBA (AM) – Uma escola inteira desabou na noite desta quarta-feira (4), durante a queda de um barranco na comunidade Furo do Paracuuba, que fica na zona rural de Iranduba, região metropolitana de Manaus.
Em vídeos divulgados pelo comunitários, eles alertam para o risco iminente da tragédia, mostram o chão se rachando, o piso da escola já, praticamente, todo cedido. De acordo com a mulher que grava, uma rachadura que começa no barranco, passa ainda por baixo de várias casas.
Em outro vídeo já gravado na noite é possível ver pessoas correndo e uma mulheres chorando desesperadamente.
Não é possível saber se houve vítimas, ou apenas danos materiais, mas o desbarrancamento foi confirmado pela Defesa Civil do Estado do Amazonas que afirma que há 2 semanas interditou a área e pediu que as famílias deixassem suas casas de em virtude do risco eminente de um fenômeno de Terras Caídas, que tem acometido o Amazonas por conta da seca severa que o estado enfrenta.
O órgão informou também que amanhã (5), uma equipe de agentes da defesa civil e da secretaria de assistência social estarão no local para tentar retirar os moradores que ainda se encontram lá e levá-los para um aluguel social.
Eles reforçam ainda a importância de que a população esteja atenta às recomendações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante períodos de seca.