MANAUS (AM) – O uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados passa a ser liberado nesta quarta-feira (30). O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em stories nas redes sociais.
O prefeito adiantou o decreto que passa a vigorar nesse dia 30, levando em consideração os índices epidemiológicos na cidade. A Prefeitura já havia anunciado que estava aguardando até este dia para decidir ou não sobre o uso.
No último dia 16, a Prefeitura tornou não obrigatória a utilização de máscaras em locais abertos, conforme orientação e dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
No dia 23, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Amazonas decidiu recomendar a não obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados no estado. A recomendação complementa decisão anterior que já havia desobrigado o uso em ambientes abertos.
O colegiado também decidiu encerrar as atividades do comitê, que poderá ser reativado a qualquer momento pelo governador Wilson Lima. Conforme dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid-19, elaborada pela FVS-RCP, o Amazonas entrou na Fase Verde, com risco muito baixo para a doença.