MANAUS – AM | A vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes, de 12 a 17 anos, sem comorbidades, que havia sido suspensa por recomendação do Ministério da Saúde, é retomada neste sábado (18).
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, disse que Manaus votou a favor da continuidade da imunização dos adolescentes levando em conta que 71% da população de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose, e considerando também, a ameaça da variante Delta do novo coronavírus.
“O prefeito David Almeida orienta que o município avance o máximo possível na cobertura vacinal, com responsabilidade, não permitindo que falte vacina nem que haja doses paradas”, disse Shádia. A secretária acrescentou que a vacina da Pfizer é considerada segura para os adolescentes e que os pais devem levar seus filhos ainda não vacinados aos pontos de vacinação.
Os adolescentes com e sem comorbidades que vão tomar a primeira dose, podem procurar um dos locais de atendimento da capital, acompanhados de um responsável maior de 18 anos. Precisando apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento; CPF ou Cartão Nacional do SUS; e comprovante de residência.
No caso da segunda dose, basta apresentar a identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar a primeira pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.
O imunizante aplicado continuará a ser o do laboratório Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Anvisa para esta faixa etária no Brasil. Como os adolescentes de Manaus ainda não alcançaram o intervalo de 84 dias entre doses, serão aplicadas apenas primeiras doses.