Manaus – A varredura realizada pelo Exército Brasileiro na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, na manhã desta terça-feira (31) resultou na apreensão de celulares, jogos eletrônicos, armas brancas e drogas. A cadeia foi reativada após uma série de ocorrências violentas em presídios do Amazonas, que resultou na morte de 65 e na fuga de 225 detentos. Veja o vídeo da revista
No total, foram apreendidos 23 celulares, 41 acessórios de celular, três jogos eletrônicos, 42 armas brancas, um simulacro de arma de fogo, uma tereza (corda feita com tecidos) e 18 trouxinhas de substância entorpecentes.
Ainda não há informações sobre como esses objetos foram parar na cadeia, que está com visitações interrompidas.
Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=RkPJzPQtTF4
Reativação de cadeia
A Cadeia Vidal Pessoa foi reaberta no dia 2 de janeiro para a acomodação de presos ameaçados de morte pela facção criminosa Família do Norte (FDN), apontada como responsável pelas mortes no Compaj.
Desde então, a Vidal Pessoa recebeu 284 presos transferidos de presídios do Amazonas por “medida de segurança”. A intenção do governo era isolar os membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) dos presos da FDN.
No entanto, mesmo lá eles ainda não estavam seguros. Dias depois, uma outra rebelião que ocorreu na Cadeia Vidal Pessoa no domingo (8)deixou quatro presos mortos e sete feridos.
Apos a transferência, 20 presos levados à Vidal chegaram a ser levados para Unidade Prisional de Itacoatiara, a 270 Km da capital em razão de riscos de mortes.
A revista conta com a participação de 132 policiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além de 103 homens do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), totalizando 235 policiais. Na área externa do presídio, homens de Exército estavam de prontidão. Um helicóptero dá apoio à ação.
O perímetro da cadeia foi interditado. A interdição afeta a Avenida Sete de Setembro, entre Visconde Porto Alegre e Castelo Branco.
Com informações G1.