Manaus – O Vasco mostrou superação e venceu por 3 a 2 o Santa Cruz, nesta quarta-feira, no Arruda. Com o resultado, os cruzmaltinos se classificaram para as oitavas de final da Copa do Brasil. Já para os pernambucanos, a eliminação na competição nacional definiu sua classificação para Sul-Americana, na qual vai encarar o rival Sport na primeira fase.
Os cariocas foram superiores durante boa parte da partida. No entanto, o Vasco só marcou no segundo tempo, com gols de Andrezinho, Yago Pikachu e Jorge Henrique. O Santa Cruz ainda diminuiu com Keno e Arthur, mas não teve força para buscar o resultado. O adversário do Vasco na oitavas de final da Copa do Brasil será definido em sorteio.
O jogo
As duas equipes começaram a partida cautelosas, mais preocupadas em não dar espaço ao adversário. O Vasco, aos poucos, tentou dominar as ações do confronto, mas tinha dificuldade em passar pela marcação do Santa Cruz. A primeira boa chance veio somente aos 19 minutos. Julio Cesar recebeu a bola na esquerda e tentou surpreender ao fazer a finalização, mas viu o goleiro Tiago Cardoso atento para fazer a defesa.
Mesmo após o lance, o panorama da partida seguiu o mesmo até os 31 minutos. Rodrigo cobrou falta com força na entrada da área e obrigou Tiago Cardoso a fazer grande defesa para salvar os donos da casa.
Na parte final, os visitantes passaram a dominar a partida. O Vasco quase abriu o placar aos 38 minutos quando Andrezinho cobrou falta na área, Bruno Moraes tentou cortar e por pouco não acertou a própria rede. Dois minutos depois, Yago Pikachu arriscou de fora da área e parou em boa defesa de Tiago Cardoso.
Somente aos 42 minutos, o Santa Cruz criou boa chance de marcar. Após falha de Jomar, a bola sobrou para Bruno Moraes na área. No entanto, o atacante acabou sendo abafado por Rodrigo. Com isso, o duelo foi para o intervalo sem alteração no placar no Arruda.
Na frente, o Vasco não diminuiu o ritmo, já que se o Santa Cruz empatasse em 1 a 1, a decisão da vaga iria para os pênaltis. E aos 19 minutos ampliou o marcador. Yago Pikachu, vivendo grande fase – foi dele o gol contra o Luverdense, sábado passado -, aproveitou passe de Evander e mandou com força para o gol, indefensável para Tiago Cardoso.
Ainda deu tempo do Santa Cruz diminuir aos 23 com Keno, o Vasco chegar ao terceiro com Jorge Henrique aos 47 e os pernambucanos ao segundo aos 49 com Arthur. Vitória carioca e avanço merecido na Copa do Brasil.