SÃO PAULO (SP) – Vindo de resultados expressivos no atletismo, o velocista amazonense considerado o jovem mais rápido em sua categoria no Amazonas, Hyago Melo, de 17 anos, fez história no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18 em São Paulo. O atleta, que faz parte do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), integrou a delegação brasileira e conquistou a vice-liderança na prova de revezamento 4×100 com a marca de 42.27 segundos.
“Quando temos atletas conquistando títulos em esportes olímpicos sabemos que o nosso trabalho está no caminho certo. Com apoio do Governo do Amazonas, o atleta Hyago tem conquistado o seu espaço no esporte e os investimentos são para que mais atletas estejam sempre no mais alto nível”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
A edição 2022 do Campeonato Sul-Americano Sub-18 é considerada umas das competições mais importantes do calendário anual e contou com a participação de 217 atletas de 10 países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ocorreu no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
“Foi um alívio quando a prova acabou e descobrimos que éramos vice-campeões no Sul-Americano. Esse título só agregou para minha carreira, e hoje sou considerado o jovem mais veloz do Amazonas. Esse é um momento de felicidade e tenho certeza que estou perto de realizar o meu sonho de ser campeão em pan-americanos e mundiais”, ressaltou Hyago Melo.
Contribuindo para aperfeiçoamento técnico do atleta, o treinador Reina Abreu destacou que essa conquista representa o fruto de um trabalho árduo. “Essa conquista foi planejada por um trabalho realizado diariamente, e hoje estamos colhendo os frutos”, comentou o professor do Pelci.
Próximos desafios
Para este ano, Hyago Melo, segue a rotina intensa de treinos em busca de mais títulos. O atleta irá disputar o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, que ocorrerá em abril, e o Campeonato Panamericano na categoria Sub-20, a ser realizado no mês de junho em Bogotá, na Colômbia.
FOTOS: Rudson Renan/Faar