VITÓRIA – ES | A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo recomendou a todas as pessoas que participaram do funeral do padre Fernando Antônio Silva de Souza, morto em decorrência da covid-19, que façam o teste RT-PCR depois de 72 horas da cerimônia, segundo informou a TV Gazeta, afiliada da Globo no estado.
O velório do padre ocorreu nesta semana, em igreja da Grande Vitória, mas com caixão aberto.
Em nota, divulgada nas redes sociais, a Arquidiocese de Vitória diz que no Espírito Santo não existe decreto sobre o assunto, mas argumenta que os médicos que acompanham a evolução da doença podem emitir documento autorizando o velório com caixão aberto.
“No caso do pe. Fernando Antônio Silva de Souza, enterrado hoje, o hospital emitiu o documento para que o velório pudesse ser feito com caixão aberto com os seguintes argumentos: o início dos sintomas já tinha mais de 20 dias. Os sintomas de pe. Fernando começaram em 31 de maio; sempre que o paciente morre após 20 dias de sintomas, o laudo é emitido; a decisão de emitir o documento é tomada pela equipe de médicos que acompanha o caso”, diz trecho da nota.
Segundo o comunicado, o laudo do religioso foi assinado por Juliana Cosme, médica plantonista da UTI do Hospital Santa Rita.