MANAUS (AM) – O vereador João Carlos (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), proibindo a instalação e o uso de banheiro multigênero em Manaus. O parlamentar tomou a decisão após polêmica em um McDonald’s na cidade de Bauru, em São Paulo, que resolveu aderir e construiu um banheiro sem distinção de gênero.
João Carlos não é o primeiro vereador que quer fazer a proibição. No Distrito Federal (DF), o projeto também já foi protocolado. Em Bauru, a unidade de fast-food foi autuada.
Como justificativa para o PL, o vereador afirmou que o uso simultâneo de banheiros por homens e mulheres amplia o risco de abusos sexuais em relação aos banheiros individuais. “E sob a ótica da segurança, esse projeto visa inibir a prática de abuso sexual, como estupro em decorrência do uso simultâneo por homens e mulheres de banheiros em ambiente público e privados”, justificou.
Entenda
Nos banheiros multigêneros, tanto homens quanto mulheres, inclusive o público LGBTQIA+ podem usar o mesmo espaço. Crianças e até idosos, também. O do McDonald’s de Bauru foi denunciado após uma mulher fazer vídeo que viralizou na internet, acusando a rede de ser “comunista” por não fazer a distinção de gênero nos banheiros.