MANAUS (AM) – Alegando a insegurança nos centros de compras de Manaus, o vereador Dione Carvalho (Patriota) disse na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (10), que planeja uma Proposta de Lei (PL) que restrinja a entrada de jovens nos shoppings da cidade. Segundo ele, nem todos os amazonenses podem entrar nesses locais porque promovem a violência e o medo.
“A insegurança que nós temos dentro e fora dos shoppings me preocupa. Hoje, os shoppings são sinônimo de insegurança. Quando vamos ao shopping, pensamos em mais segurança, conforto e tranquilidade, mas, infelizmente, isso não acontece. Alguém pede alguma coisa e se não der, é xingado”, disse ele, se referindo aos pedintes em praças de alimentação. Geralmente, são imigrantes ou crianças e adolescentes que pedem comida ou dinheiro.
O vereador, em discurso, disse ainda que se preocupa com as “galeras”, mas não propôs nenhum projeto para esses jovens envolvidos com o crime ou as pessoas que pedem porque sentem fome ou estão desempregadas e sem dinheiro. “Ainda tem ‘encontro de galeras’ e brigas dentro de shopping. Estou vendo que os órgãos de Segurança não estão fazendo nada para, ao menos, transmitir uma sensação de segurança. Não temos segurança nem fora e nem dentro”, comentou Dione.
Segundo o parlamentar, a reclamação é principalmente dos lojistas, que já contam com a segurança privada dos estabelecimentos. Mesmo assim, segundo ele, não é suficiente. “Dei entrada nesse protocolo pedindo explicações, para entendermos e, em cima da problemática, definirmos estratégias para criação do Projeto de Lei. Estou juntando provas, evidências e os fatos ocorridos para chamar os órgãos de controle. Porque, do contrário, não será vantajoso ir ao shopping”, finalizou.